acervo pessoal |
Introdução
Parece-me bastante útil para aplicar na minha própria casa ou para empresas.
Simplificando, a ideia é:
- 1S - manter apenas o que é útil (espaço, mobiliário, documentos, dispositivos, matéria-prima), o inútil é descartado.
- verificar e padronizar layout do espaço
- adequar o mobiliário.
- adequar quantidade de dispositivos, relacionar dispositivos fixos e avulsos
- eliminar e atualizar documentos, agrupar de acordo com a natureza e tipo de aplicação
- adequar estoques de matéria prima, estabelecer nível mínimo de cada matéria prima
- 2S - ordenar esse útil
- dispositivos - padronizar nomes dos dispositivos, agrupar por tipo, natureza ou função
- matéria prima - agrupar matéria prima por tipo, tamanho forma, aplicação, características etc.
- documentos - padronizar nomes, agrupar por assunto, origem, finalidade, ordem cronológica etc.
- verificar regularmente se tudo está em ordem
- 3S - limpar esse útil (estabelecer cronograma de limpeza)
- eliminar sujeira, buscando fontes ou causas
- criar rotina de limpeza e padronizar o bloqueio das causas
- sujeira abrange também:
- dados desatualizados
- relatórios e quadros de aviso poluídos
- manuais, componentes, instrumentos em desuso ou obsoletos
- 4S - verificar riscos à existência desse útil (incêndio, alagamento etc, )
- eliminar riscos ou atenua-los
- 5S - re-verificar as etapas anteriores.
Obs.: dispositivo é "todo equipamento mecânico, elétrico ou eletrônico que contribui para a execução de alguma tarefa, de forma acessória"
Obs.: documento é toda informação que tenha como meio o papel ou registro eletrônico, cuja finalidade seja servir de consulta, leitura, fonte de dados ou estudo.
Conselhos Úteis
etiquetas ajudam a padronizar |
Conclusão
Reli os principais tópicos em 2024 e asseguro que se trata de um sistema eficiente e prático. Nao é uma crítica, mas apenas uma constatação: não há preocupação estética nesse método.
____________________________________________________
- https://tml.lt/en/solutions/5s-system/